O Tratado de Schengen é um acordo assinado por alguns membros da Comunidade Europeia que promove a livre circulação de pessoas nos países que são membros desse acordo.
O Acordo de Schengen, como também é conhecido, faz com que a apresentação do passaporte nas fronteiras desses países não seja obrigatória, além disso, ele também estabelece a obrigatoriedade do Seguro Viagem, para turistas, com o valor mínimo de 30.000 euros para garantir assistência médica em caso de doença ou acidente. Fique atento! Se você estiver indo para algum desses países abaixo, não deixe de contratar o seu Seguro Viagem.
Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.
Além das localidades definidas no Tratado de Schengen, também são obrigatórios:
Oceania - Austrália
Para aqueles que querem fazer um intercâmbio na Austrália, o seguro viagem também é obrigatório. Nesse caso, o governo australiano exige que o estudante faça a aquisição do Overseas Student Health Cover (OSHC), para que assim tenha acesso ao sistema público de saúde do país.
Esse seguro possui uma cobertura básica para pagamento de médicos e hospitais públicos, além de despesas de emergência e gastos com ambulância.
Fique atento, pois o Seguro Viagem, não é seguro saúde, portanto não atendemos as exigências dessa demanda.
América Latina
No caso da América Latina, a maioria das nações não exige a contratação de um seguro viagem, com a exceção de três nações: Cuba, Venezuela e Equador.
Para entrar em solo cubano, você terá que fazer a contratação de um seguro no valor mínimo de 10 mil dólares, com cobertura para assistência médica.
Já na Venezuela a exigência é ainda maior. O seguro deve ter o valor mínimo de 40 mil dólares para assistência médica, e repatriação médica e funerária. O país ainda obriga a contratação adicional de um seguro no valor de 1 mil dólares específico para roubos, furtos ou extravio de bagagem.
Já no Equador não está estabelecido um valor mínimo de cobertura.
Europa - Rússia Européia
Além dos países pertencentes ao Tratado de Schengen, a Rússia Européia também tem exigência de cobertura mínima de 30.000 euros.
Ásia
Dubai, Argélia e Irã também exigem o Seguro Viagem para atendimento, porém não estabelecem um valor mínimo de cobertura.
Importante:
No Seguro Viagem, o âmbito geográfico da cobertura será definido no Bilhete de Seguro, através do plano contratado, podendo abranger todo o globo terrestre, localidades pré-estabelecidas ou somente o Território Nacional.
No Seguro Viagem existe restrição de venda para alguma localidade em conflito civil ou militar?
Não existe restrição para vendas nas seguintes localidades: Afeganistão, Iraque, Bielorrússia, Costa do Marfim, Myanmar, Líbia, República Centro Africana, Moldávia, República Democrática do Congo, Egito, Somália, Eritréia, Sudão do Sul, Guiné, Yemen, Guné Bissau, Zimbabwe.
O plano que escolhi possui atendimento na Rede nos países em conflito civil ou militar?
O atendimento em países em conflito civil ou militar poderá estar prejudicado e nestes casos atenderemos apenas por reembolso.
Quando inicia o meu Seguro Viagem?
Para a cobertura de Cancelamento de Viagem a vigência inicia-se na data da compra do Seguro Viagem e termina antes do início da viagem.Demais coberturas:
o período de vigência será de acordo com a data de início e término de vigência, conforme descrito “Informações do Segurado” indicado em seu Bilhete de Seguro.
A cobertura começa no momento do primeiro embarque da viagem segurada, inclui o trajeto percorrido, os lugares de paradas intermediárias, as conexões, os transbordos e os locais de estadia, e cessa na data especificada no bilhete ou no momento do desembarque final quando do retorno do Segurado, o que ocorrer primeiro.
A cobertura começa no local do primeiro embarque, a partir da passagem do Segurado pela Polícia Federal, inclui o trajeto percorrido, os lugares de paradas intermediárias, as conexões, os transbordos e os locais de estadia, e cessa na data especificada no bilhete ou no momento do desembarque final no Brasil, após a passagem do segurado pela Polícia Federal, o que ocorrer primeiro.
Atenção: Em caso de viagem internacional, atente-se para definir a data fim com a qual coincida com o seu desembarque no Brasil.
Como se caracteriza o primeiro embarque nas viagens internacionais pelo tipo de transporte utilizado no Seguro Viagem?
No caso de viagens Marítimas e Ferroviário: A cobertura inicia-se apenas quando você se encontrar em território internacional, de acordo com a viagem do seguro contratado, tendo este passado pela fronteira do país de destino.
Marítimo: A cobertura inicia-se a partir do embarque no navio (check in) e desde que este tenha iniciado a viagem com destino ao exterior. Caso o navio faça paradas em território nacional anteriormente ou posteriormente a chegada ao destino internacional, durante o período de permanência não terá cobertura.
Aéreo: A cobertura inicia-se a partir do momento em que o segurado passar pela autoridade alfandegaria, que também caracteriza-se como território internacional.
Existe alguma carência no Seguro Viagem?
As regras aplicadas são:
Para seguro contratado antes da viagem
- Não há carência.
Para seguro contratado após o início da viagem
- Será aplicado carência de 120 horas a partir da data de contratação e neste caso não haverá cobertura para eventos ocorridos no período de carência.
Para Acidentes Pessoais
Não há carência para eventos decorrentes de Acidentes Pessoais.
Existe alguma franquia nas coberturas do meu Seguro Viagem?
Sim, para as coberturas abaixo:
Interrupção de Viagem por Falecimento, Acidente ou Doença
A partir de 12 (doze) horas para o caso de doença ou acidente pessoal que impossibilite a continuidade da viagem por determinação médica para o Segurado ou seu Cônjuge.
Atraso de Bagagem
A partir de 6 (seis) horas de atraso.
Atraso de Voo
A partir de 6 (seis) horas de atraso.
Envio de Acompanhante
A partir de 10 (dez) dias de internação do Segurado, caso o mesmo esteja viajando desacompanhado.
Retorno de Menores e/ou Idosos
A partir de 48 (quarenta e oito) horas de internação do responsável que estiver acompanhando menores e/ou idosos.
Como cancelar o Seguro Viagem?
O cancelamento do Seguro Viagem deve ser feito diretamente com a agência de viagens contratada ou com a Harmonica.
Existem regras para realizar o cancelamento do meu Seguro Viagem ?
Por Arrependimento (Até 7 dias corridos)
Você poderá exercer seu direito de arrependimento e realizar o cancelamento com devolução imediata e integral do valor pago através de cartão de crédito.
Após 7 dias
Se você cancelar o seu seguro após 7 dias da contratação, você receberá o reembolso de prêmio pago exceto o IOF retido.
Viagem iniciada
Uma vez iniciada a viagem não é possível realizar o cancelamento do seguro e não há restituição do prêmio pago.
Como funciona a restituição do prêmio de seguro em caso de cancelamento de viagem?
Você poderá obter seu reembolso se:
1. Cancelar num prazo de 7 dias após a compra do seguro de viagem (Período de Arrependimento);
2. Não tenha saído do Brasil;
3. A vigência do seguro ainda não tenha iniciado; e
4. Você ainda não tiver aberto e não abrirá aviso de sinistro com o Seguro Viagem.
Observadas as regras acima, o prêmio será restituído diretamente em seu cartão de crédito.
Como faço para acionar a rede de prestadores?
Para acionamento da rede autorizada de atendimento durante a sua viagem, ligue para Central de Assistência:
Se estiver no Brasil: 08008783233
Se estiver no Exterior:
Alemanha 08001812179
Argentina 08006662374
Espanha 900938705
França 0805080629
Itália 800782125
México 018776926941
Portugal 800863451
Inglaterra 8000988194
USA 18557090848
USA 19543448879
ou
Somente Atendimentos Urgência
+57 316 8510533 Whatsapp.
e-mail:
assistance@wt-assist.com
Aplicativo Zurich Telemedicina
Botão SOS -
Oferece duas opções de contato:
Telefone – lembre-se que as despesas com roaming serão de sua responsabilidade.
Rede Wi-Fi - você pode acionar o atendimento via Wi-FI baixando o aplicativo na AppStore ou PlayStore.
Botão Chat
Você também pode falar em português com os nossos operadores através do chat.
Disponibilidade dos Serviços - 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Se você não for utilizar o app Zurich Telemedicina, dê preferência para realizar suas ligações através de telefone fixo, evitando que você tenha despesas com roaming, pois essa despesa será de sua responsabilidade.
Caso você diretamente não consiga acionar a ligação a cobrar para a Assistência, guarde o recibo e solicite o reembolso quando chegar ao Brasil.
Fiz um acionamento na rede, preciso de alguma atenção especial?
Sim! Atente-se as instruções da Central de Assistência Zurich Viagem.
Lembre-se de fornecer para o estabelecimento, apenas os dados da empresa de assistência enviados na confirmação de atendimento.
Se você indicar seus dados cadastrais, possivelmente o estabelecimento enviará cobranças indevidas a você.
Lembre-se também de autorizar no estabelecimento que a empresa de assistência possa obter seu relatório médico, pois ele será imprescindível para a conclusão e pagamento ao estabelecimento.
Não acionei a rede de prestadores e tive uma despesa relacionada ao meu Seguro Viagem, como faço para solicitar meu reembolso?
É fundamental que junte todos os documentos requeridos na cobertura e os encaminhe digitalizados com o formulário de aviso de sinistros preenchido e assinado para reembolsostpa1@wt-assist.com.
Encontre os formulários no link abaixo:
https://www.zurich.com.br/pt-br/empresariais/viagem
Para saber sobre o andamento do processo de reembolso ou dúvidas sobre a sua cobertura, ligue para a
Central de Assistência ZURICH Viagem 0800 892 1341.
Horário de funcionamento (exceto feriados): Segunda-feira a sexta-feira das 9h às 18h e sábado das 9h às 14h.
Na contratação do seguro, você encontrará anexo ao seu Certificado de Seguro, a carta de cobertura para este tratado.
Utilizei a rede de prestadores em minha última viagem, mas recebi uma cobrança do hospital indicado para o meu atendimento. Como devo proceder?
Você deve apenas desconsiderar a cobrança e avisar-nos pelo email
assistance@wt-assist.com.
Por que recebi cobrança do meu atendimento médico no Seguro Viagem?
Quando você realiza a abertura de atendimento na Central de Assistência Zurich Viagem, os operadores contatam hospitais e/ou clínicas para obter autorização do seu atendimento sem que você desembolse valor financeiro, encaminhando uma garantia de pagamento ao estabelecimento.
Feito isso, você será comunicado do nome e local de atendimento que você deve se dirigir, além dos dados da empresa de assistência que será responsável pelo pagamento dos procedimentos realizados.
Se ao se registrar no estabelecimento, você indicar seu endereço poderá receber cobranças indevidas. Então não se esqueça de indicar os dados da assistência.
A finalização de pagamento ao estabelecimento ocorre somente após o envio da documentação do seu atendimento e se há demora na conclusão é motivado por pendências que a Zurich está se empenhando em concluir.
Assim, não se preocupe, pois a Zurich estará cuidando dessa pendência para você.
Tenho outras dúvidas e não localizei neste FAQ, onde posso obter esclarecimentos?
Para informações ou dúvidas sobre o produto:
Central Zurich Travel (Somente Brasil) 11 4020 0902 (Capitais e Regiões Metropolitanas) 0800 889-3020 (Demais Regiões) Horário de funcionamento (exceto feriados): Segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h e sábado das 8h às 18h. Email: travel.brasil@br.zurich.com
Elogios, reclamações ou cancelamento do seguro:
SAC - 0800 284-4848 – Somente Brasil - Disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Pessoas com deficiência auditiva ou de fala deverão ligar para:
0800 275-8585 – Somente Brasil
Reavaliação da solução apresentada: Ouvidoria – 0800 770 1061 - Horário de funcionamento (exceto feriados): Segunda-feira a sexta-feira das 8h30 às 17h00.
Como funciona o Seguro Viagem em viagens marítimas?
Sempre que você embarcar em um cruzeiro marítimo, você está em território internacional. Por isso, para garantir a cobertura do Seguro Viagem, é preciso selecionar um destino internacional.
Selecionando um destino internacional, a prestação de serviços será da empresa de cruzeiro marítimo e assim que você retornar ao Brasil, é só solicitar o reembolso.
Ah! Caso você precise de algum procedimento em terra no território brasileiro
, ele não será coberto pelo Seguro Viagem.
IMPORTANTE:
Consulte os termos para cobertura de atendimento médico em seu cruzeiro e exigências da companhia contratada.
Se você quiser garantir cobertura para o território brasileiro, será necessária a contratação de novo plano com cobertura nacional.
Farei uma viagem terrestre, a partir de qual momento estou coberto pelo seguro?
Nas viagens terrestres, a cobertura inicia-se a partir de 150 Km (cento e cinquenta quilômetros) da residência.
Farei uma viagem terrestre para o exterior. Quais documentos devo obter para comprovar um eventual sinistro no Seguro Viagem?
Os documentos para atendimento são:
1) Cartão de imigração ou carimbos no passaporte.
2) Registro aduaneiro do veículo e bagagem.
O cartão de imigração deverá ser entregue na fronteira ao sair do país, então recomendamos que fotografe o mesmo antes de entregá-lo no Posto da Policia Internacional, para o caso de utilizá-lo em caso de pedido de reembolso.
Viajo frequentemente para os Estados Unidos e costumo me consultar com um especialista. Como faço para usar o serviço da rede de prestadores?
O Seguro Viagem não é Seguro Saúde, portanto você não poderá utilizá-lo para procedimentos ou consultas eletivas.
O Seguro Viagem tem por objetivo atender as despesas médico- hospitalares efetuadas por você para seu atendimento, sob orientação médica, ocasionado por acidente pessoal ou enfermidade súbita e aguda ocorrida durante o período de viagem. Estão cobertos episódios de crise ocasionados por doença preexistente ou crônica, quando gerar quadro clínico de emergência ou urgência, até o limite do Capital Segurado contratado para a cobertura, das despesas relacionadas à estabilização do quadro clínico do Segurado que lhe permita continuar viagem ou retornar ao local de sua residência,não havendo cobertura para a continuidade e o controle de tratamentos anteriores, check-up e extensão de receitas.
No atendimento das Despesas Médicas-Hospitalares, como funciona a classificação para atendimento de urgência ou emergência?
Emergência:
situação onde você esteja em circunstância que exige uma cirurgia ou intervenção médica imediata, pois existe risco de morte.
Urgência:
situação onde você necessita de atendimento, não caracterizado como risco imediato de morte, podendo assim aguardar o atendimento de casos emergenciais, conforme critério estabelecido pelo estabelecimento médico em que cliente estiver sendo atendido.
Sofri uma queda em minha viagem e perdi meu dente, tenho cobertura?
Sim, como trata-se de um evento que pode se enquadrar em uma situação de urgência, ao acionar a rede você terá atendimento em uma clínica odontológica que garantirá a colocação de uma prótese temporária para que você possa prosseguir viagem.
Em caso de gravidez, estarei coberta pelo Seguro Viagem?
Sim, desde que você se encontre até a 32ª (trigésima segunda) semana de gestação e o atendimento seja emergencial ou de urgência e não de rotina ou programado.
A partir da 33ª (trigésima terceira) semana de gestação, estará coberto exclusivamente o atendimento decorrente de acidente pessoal.
Farei uma viagem para prática de esportes. Estarei coberto pelo Seguro Viagem?
Sim você terá cobertura para a prática amadora.
Consulte maiores detalhes e esportes cobertos no Manual do Segurado.
IMPORTANTE:
Não cobrimos esportes realizados profissionalmente ou em competição, ou ainda, fora de locais regulamentados.
O que é e como funciona a cobertura de Bagagem?
A cobertura para extravio de bagagem serve para indenizar o viajante em casos em que a mala se perde durante a viagem e não chega ao seu destino final.
Por lei, a companhia é obrigada a pagar uma indenização ao viajante. O valor pago pela companhia nem sempre é satisfatório e por isso, a cobertura de seguro complementa o valor indenizado pela companhia aérea.
Caso sua bagagem seja extraviada, você pode entrar em contato com a gente! Após o pagamento da companhia aérea iremos calcular a diferença de indenização de acordo com o peso declarado para a bagagem extraviada.
IMPORTANTE:
É imprescindível o registro oficial da reclamação com a companhia transportadora e preenchimento do informe de irregularidade, antes do desembarque.
Minha bagagem foi extraviada e minha medicação de uso contínuo estava dentro da mala despachada. Tenho cobertura para essa situação?
Sim, com o Seguro Viagem você terá cobertura para o agendamento de uma consulta para obter o receituário médico para a reposição do medicamento. Você também poderá requisitar o reembolso do medicamento de uso contínuo, bastando apresentar a Nota Fiscal de compra e receituário, além dos outros documentos requisitados na cobertura.
O que é e como funciona a cobertura de Danos às Malas?
A cobertura para danos às malas é uma indenização reservada ao viajante que tiver sua mala danificada enquanto a mesma estiver sob responsabilidade da companhia aérea.
O valor dessa indenização irá corresponder ao custo da mala danificada, respeitando o limite para essa cobertura.
Para efeito de indenização, é fundamental que apresente os documentos requeridos na condição geral, lembrando que o orçamento original para reparo das malas danificadas, ou laudo técnico e cotação de compra, quando o reparo for inviável;
IMPORTANTE:
É imprescindível o registro oficial da reclamação com a companhia transportadora e preenchimento do informe de irregularidade, antes do desembarque.
Tenho receio em contrair uma intoxicação alimentar em meu destino. Terei cobertura?
Sim, não existe exclusão para esse evento.
Para que serve o app Zurich Telemedicina?
O Seguro Viagem em parceira com a Zurich oferece para você uma inovação para o seu atendimento médico.
O termo telemedicina tem origem na palavra grega ‘tele’, que significa distância.
Embora no Brasil, seja um recurso ainda pouco utilizado, a Telemedicina abrange toda a prática médica realizada à distância, independente do instrumento utilizado para essa relação. A prática tem origem em Israel e é bastante aplicada nos Estados Unidos, Canadá e países da Europa.
No Seguro Viagem. oferecemos a você o recurso da Telemedicina para o procedimento de consulta médica nos Estados Unidos, quando identificado os seguintes sintomas:
Alergias, Asma, Bronquite, Resfriado, Vômito, Prisão de Ventre, Diarréia, Infecção de Ouvido, Sinusite, Dor de Garganta, Febre, Dor de Cabeça, Dor nas juntas, Picadas de Insetos, Naúsea, Rachaduras, e infecção urinária.
Como funciona o app Zurich Telemedicina?
Realizando o download do aplicativo, você terá a facilidade de conversar com a nossa Central de Assistência Zurich Viagem via Rede Wi-Fi, telefone ou chat.
O operador da assistência abrirá seu atendimento e identificará o local onde está e se a sua necessidade enquadra-se nos sintomas previamente definidos.
Feito isso, se você estiver nos Estados Unidos, nosso operador oferecerá a você essa alternativa de atendimento, que gera maior comodidade, pois não precisará se deslocar a nenhum estabelecimento médico.
Estando de acordo, nosso operador agendará sua consulta e fornecerá um código de acesso para que no horário local indicado você habilite sua conversa com o médico. Para sua facilidade o médico fala português.
O tempo de consulta é em torno de 12 a 15 minutos e havendo necessidade de um medicamento, nosso médico identificará onde você está e fará a localização da drogaria mais próxima do seu endereço.
O médico contatará o farmacêutico e fará a prescrição da medicação por telefone. Você deverá se deslocar até a drogaria para a realizar a compra e ainda poderá ter desconto no medicamento.
Existe algum benefício adicional no serviço de assistência do Seguro Viagem?
Sim, você poderá usufrir dos benefícios abaixo:
Desconto nos Medicamentos
Se o medicamento prescrito pelo médico constar na lista de descontos da drogaria, você poderá apresentar seu QRCode disponível no aplicativo e obter o desconto no momento do pagamento da sua conta.
Localizador de Serviços Médicos
Se o seu sintoma não se enquadrar na lista dos casos aptos ao serviço de Telemedicina e precisar ir presencialmente a um dos estabelecimentos médicos, você poderá usar o recurso da Geolocalização que identifica todos os estabelecimentos médicos disponíveis.
Mas antes não se esqueça de confirmar com a nossa Central de Assistência Zurich Viagem se o estabelecimento identificado está em nossa rede de atendimento.
Se o estabelecimento não for confirmado, ao utilizá-lo o custo será de sua responsabilidade e nesse caso, você deverá obter com o estabelecimento todos os laudos, exames e relatório médico (confirme documentos obrigatórios no Manual do Segurado) para dar entrada na análise do seu reembolso.
Desconto em compras
Como seu principal objetivo na viagem é o seu lazer e isso inclui compras, o Seguro Viagem através da Zurich também oferece o benefício de desconto nas principais redes de lojas dos EUA. Consulte os parceiros e ofertas disponíveis na funcionalidade “Cupons” do aplicativo.
Como faço para baixar o app Zurich Telemedicina?
Acesse a PlayStore para aparelhos Android ou Apple Store para IOS.
Minha data de viagem mudou, é possível alterar o meu bilhete do Seguro Viagem?
Não é possível, pois isso afeta o preço do seguro. Em razão disso você deverá cancelar o seguro emitido e realizar a contratação de um novo.
Harmônica Seguros e Turismo LTDA
- (16)3421-3494/ (16)3421-3495
- Rua: Milton José Robusti, 75 – sala 302 – Jardim Botânico
- CEP: 14021-613 – Ribeirão Preto (SP)
- contato@harmonica.tur.br
Formas de Pagamento